Curva Diária de Pressão Intraocular

 

A Curva Diária de Pressão Intraocular é um exame que mede a pressão intraocular em diferentes horários do dia. Permite o traçado de um gráfico com os períodos da maior e da menor medida. Isso ocorre para orientar os horários da prescrição medicamentosa. Esse exame é necessário tanto para o diagnóstico, quanto para o monitoramento de pacientes com glaucoma, uma vez que a pressão intraocular sofre oscilações nas 24 horas do dia. Ele fornece informações importantes em relação ao pico matinal, pressão média e variabilidade da pressão intraocular (PIO). Podem ser feitas medidas de 2 em 2 horas ou 3 a 4 vezes ao dia, entre as 7 e as 18 horas. Mais raramente interna-se o paciente para medidas à noite e pela manhã no leito.

 

Como o exame é realizado?

O exame é feito utilizando-se um equipamento chamado tonômetro. Para a realização do exame é necessário a instilação de colírio anestésico e de um colírio contendo fluoresceína nos olhos. Alguns instantes antes da realização de cada medida feita com o tonômetro.

Não é necessária a presença de acompanhante do paciente pois não há dilatação da pupila e, por isso, o paciente pode até mesmo dirigir após a realização do procedimento.

Os usuários de lentes de contato deverão interromper seu uso 5 dias antes do exame.

VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL REALIZAR UM AGENDAMENTO ONLINE?