ceratocone

 

É uma doença ocular não inflamatória que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas.

Na sua fase inicial, o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau com frequência . O Ceratocone resulta em uma redução da rigidez e da espessura da córnea, a camada mais externa do olho. Em alguns casos, esse enfraquecimento faz com que a córnea apresente um formato de cone, o que dá o nome à doença. A córnea é uma das duas lentes naturais do olho (juntamente com o Cristalino), responsável em focalizar os raios de luz diretamente na retina.

 

CAUSAS


Não existe um consenso sobre a causa do ceratocone, que ainda é desconhecida. Sabe-se, no entanto que alguns genes estão diretamente envolvidos no aparecimento do ceratocone. Por isso, a presença do ceratocne é mais comum em membros de uma mesma família, não sendo uma herança genética obrigatória. Porém, sua evolução pode ser distinta entre os membros da família. Com frequência, o Ceratocone está presente em pessoas alérgicas e a sua ocorrência aumenta nos pacientes que costumam coçar muito os olhos. Sabe-se ainda que ele acontece mais frequentemente em adolescentes e adultos jovens.

 

SINTOMAS


O principal sintoma é a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto. Alguns podem relatar diplopia (visão dupla) ou poliopia (percepção de várias imagens de um mesmo objeto), halos em torno das luzes, fotofobia (sensibilidade excessiva à luz), coceira, e cefaleia.

Ao sentir qualquer sintoma, é fundamental consultar-se com seu médico o quanto antes para obter um diagnóstico preciso.

 

EXAMES


Os exames realizados em caso de suspeita ou para controle e acompanhamento do ceratocone são:

  • Ceratometria
  • Topografia Corneana
  • Paquimetria Ultrassônica
  • Microscopia Especular de Córnea
  • Aberrometria
  • Pentacam

 

olho normal e olho com ceratocone

 

TRATAMENTO


As alternativas de tratamento sempre são avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias.

A indicação varia ainda de acordo com a severidade da doença. Na sua fase inicial, o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular levando o paciente a trocar o grau de óculos.

Óculos

A primeira opção que o paciente recebe é a prescrição de óculos, na maior parte das vezes em casos iniciais da doença. Quando o astigmatismo irregular ainda é baixo e é possível obter uma acuidade visual aceitável.

Lentes de Contato

A partir do momento em que os óculos não conseguem fornecer uma acuidade visual satisfatória, recomenda-se a lente corretiva. Geralmente é utilizada a lente rígida gás permeável que procura proporcionar a melhor acuidade visual. Principalmente assegurar a saúde fisiológica da córnea.

Crosslinking

O Crosslinking fortalece as fibras de ligação de colágeno da córnea, evitando sua deformação. É feita a remoção do epitélio (camada mais externa do tecido corneano) da região central da córnea. De forma a expor a superfície para aplicação de uma solução de riboflavina, que nada mais é que a vitamina B2. Uma aplicação de raios UV com a riboflavina é suficiente para o fortalecimento das ligações das fibras de colágeno. O resultado deste processo é a criação de mais ligações covalentes no estroma o que aumenta a resistência mecânica da córnea. Com isso, há menor chance de progressão do ceratocone.

Implante de Anel Corneano:

onsiste no implante de anéis que remodelam a curvatura da córnea, para que ela mantenha uma forma mais natural e arredondada. É uma alternativa cirúrgica para o transplante de córnea. O procedimento, realizado com anestesia local, oferece o benefício de ser reversível e potencialmente substituível, uma vez que não envolve a remoção de tecido ocular.

Transplante de Córnea

Nos casos de ceratocone que progredirem ao ponto onde a correção visual não pode ser mais atingida com óculos e lentes de contato. O afinamento da córnea se torna excessivo ou exista a presença de leucoma (opacificação corneana) importante, o transplante de córnea se torna necessário.

você sabe como é feita a cirurgia dessa doença?

VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL REALIZAR UM AGENDAMENTO ONLINE?