calázio

Calázio é um pequeno cisto ou nódulo, tipicamente entre 2 e 8 mm, com um aspeto de “inchaço ou caroço na pálpebra”. Pode desenvolver-se na pálpebra inferior ou na pálpebra superior, embora seja mais frequente na superior. O calázio pode afetar apenas um olho ou os dois olhos.

É uma doença frequente e muitas vezes desaparece espontaneamente (sem qualquer intervenção). Não é uma doença maligna e não é contagiosa. De um modo geral, o calázio não é perigoso e não afeta a visão. O nódulo não é suficientemente grande para distorcer a superfície ocular e causar redução da acuidade visual. Contudo, em determinadas circunstâncias a visão pode ser afetada se o inchaço for considerável.

Consiste numa inflamação das glândulas de Meibomius, que são glândulas sebáceas que se encontram situadas perto das raízes dos cílios e que produzem uma secreção gordurosa. Esta inflamação resulta da obstrução da abertura destas glândulas.

O calázio é mais comum em pessoas com problemas como seborreia, acne, rosácea, blefarite crônica e em pessoas com conjuntivites recorrentes.

 

Sintomas


Os sintomas mais comuns provocados pelo calázio no olho são:

  • Inchaço das pálpebras;
  • Dor no olho;
  • Irritação no olho;
  • Dificuldade para enxergar.

Depois de alguns dias, a dor e a irritação podem desaparecer, ficando apenas um inchaço indolor na pálpebra que pode cresce lentamente.

 

Tratamento


A maioria dos calázios tendem a se resolver espontaneamente, desaparecendo sem tratamento em cerca de 2 a 8 semanas. No entanto, se forem aplicadas compressas quentes 2 a 3 vezes ao dia durante cerca de 5 a 10 minutos, o calázio pode desaparecer mais rapidamente. Mas, é importante lavar sempre bem as mãos antes de tocar na região ocular.

Se o calázio continuar a crescer e não desaparecer, entretanto, ou se provocar alterações na visão, pode ter que se recorrer a uma pequena cirurgia que consiste na drenagem do calázio. Pode também ser aplicada no olho uma injeção com um corticosteróide, para ajudar a reduzir a inflamação.

você sabe como é feita a cirurgia dessa doença?

VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL REALIZAR UM AGENDAMENTO ONLINE?