Implante de Anel Intraestromal ou Anel de Ferrara

 

O Implante do Anel de Ferrara ou Anel Intraestromal é uma técnica cirúrgica para a correção do ceratocone. Apesar do nome, não é exatamente um anel. É a metade de um anel feita de um material rígido, que é implantada na camada da córnea chamada estroma.

 

INDICAÇÕES PARA O IMPLANTE DO ANEL DE FERRARA

Indica-se o implante quando ocorre alteração na curvatura da córnea, como no CERATOCONE, e também no caso da DEGENERAÇÃO MARGINAL PELÚCIDA. Em casos avançados, não é possível a corrigir com óculos ou adaptar com lentes de contato especiais.

PASSO A PASSO DO TRATAMENTO DO CERATOCONE

  • Na fase mais precoce do CERATOCONE, o médico costuma receitar óculos, quando é possível corrigir o erro refracional – miopia e astigmatismo – dessa maneira.
  • As novas lentes de contato, próprias para correção do CERATOCONE, estão indicadas nas fases seguintes, quando há aumento do astigmatismo com piora da acuidade visual. A evolução dos materiais utilizados tem possibilitado uma maior tolerância a essas lentes.
  • O passo seguinte é implantar o Anel Intraestromal. O implante fará com que a superfície anterior da córnea fique mais plana, aproximando-se da sua curvatura normal. O resultado é a correção ou diminuição do astigmatismo e da irregularidade corneana. A melhora da acuidade visual é habitualmente rápida.
  • O TRANSPLANTE DE CÓRNEA é o procedimento convencional para o tratamento das formas severas de CERATOCONE. Por se tratar de um procedimento que necessita de um doador e que envolve complicações como a rejeição do disco transplantado, o TRANSPLANTE DE CÓRNEA é considerado hoje a última alternativa para o tratamento do CERATOCONE.

 

PROCEDIMENTO

A cirurgia é realizada no centro cirúrgico, com anestesia local ou sedação leve e o paciente tem alta no mesmo dia, sem nenhum tipo de oclusão.

 

ORIENTAÇÕES

Toda cirurgia de Implante de Anel Intraestromal ou Anel de Ferrara, assim como qualquer procedimento cirúrgico, está sujeita a adversidades como inflamação, infecção e não obtenção do resultado desejado. Pode, haver, portanto, a necessidade de outros procedimentos cirúrgicos de reparação. Para a realização do procedimento cirúrgico, uma gama de exames pré-operatórios será necessária.

VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL REALIZAR UM AGENDAMENTO ONLINE?