Para quem é recomendado fazer plástica ocular?

Plástica ocular: o que é e para quem é indicado?

Uma plástica ocular é uma sub-especialidade da oftalmologia que trata tudo o que envolve os olhos, pálpebras, cílios, sobrancelhas e região das vias lacrimais

Com os avanços no desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas e terapias complementares, os procedimentos têm tornado cada vez menos invasivos, ajudam a minimizar os danos cirúrgicos e melhoram a recuperação pós-operatória.

Dentre os principais procedimentos realizados e patologias tratadas na plástica ocular estão:

Excesso de pele e bolsas de gorduras palpebrais

Com o envelhecimento, a pele das pálpebras fica flácida e os músculos ao redor dos olhos perdem a força, ficam mais caídos, e isso pode se tornar um problema para a funcionalidade dos olhos e incomodar esteticamente.

É aí que entra a Blefaroplastia. Esse procedimento melhora o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, eliminando bolsas de gordura, rugas, flacidez e, com isso, rejuvenescendo uma região no tornozelo dos olhos.

Mas, apesar de ser uma cirurgia com algum fator estético, uma blefaroplastia não tem o objetivo de eliminar rugas e pés-de-galinha. O procedimento pode até amenizar como rugas na região dos olhos, mas o objetivo maior é remover o excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras.

A plástica ocular é uma cirurgia feita com anestesia local e sem necessidade de internação e o pós-cirúrgico é descomplicado e relativamente tranquilo. Os pontos são desativados no quarto ou no dia e como cicatrizam e ficam praticamente invisíveis com o tempo.

Entrópio e Ectrópio Palpebral

Essas duas condições são características da idade avançada e acontecem quando uma girafa gira para dentro ou para fora, fazendo com que os cabelos encostem no globo ocular, causando irritação ou deixando os olhos expostos a agressões.

Em ambos os casos, uma plástica ocular pode reverter a situação e tratar a doença.

Tumores nas pálpebras

As pálpebras podem apresentar vários tipos de lesões tumorais benignas e malignas. Como causas são variadas, mas afetam preferencialmente pessoas com pele clara, com antecedentes de exposição ao sol e na faixa etária de 50 a 80 anos.

Nesses casos, uma plástica ocular atua na remoção de tumores e reconstrução de pálpebras, tratando a doença e retornando a funcionalidade da região palpebral.

Obstruções das vias lacrimais

Uma obstrução do canal lacrimal ocorre quando as vias lacrimais são obstruídas ou entupidas, impedindo a passagem das lágrimas.

Quando obstruído, esse sistema falha em drenar como lágrimas e elas passam a ser achadas nas pálpebras.

Essa condição pode ocorrer em adultos, mas é mais comum em crianças e idosos e pode levar a canaliculite, que é a entrada no canal por onde passa como lágrimas.

A desobstrução dessas vias é feita por meio de cirurgia plástica ocular e deve ser recomendada por um médico oftalmologista.

Para quem é plástica ocular é recomendada?

O processo de envelhecimento da pele inicia-se em torno de 30 anos e é acentuado entre 45 e 50 anos. Este é o melhor momento para realizar uma cirurgia plástica ocular.

No entanto, o procedimento pode ser indicado para qualquer paciente com alguma doença citada acima.

O paciente que decide submeter uma plástica ocular deve estar preparado para realizar exames laboratoriais e médicas, como os resultados e as opções de tratamento.

O sucesso de uma cirurgia plástica ocular depende diretamente do trabalho do seu médico e da sua dedicação à saúde.

Leia o post em nosso Blog .

Visite nossa página no Facebook .